Misturas homogêneas e heterogêneas

Professora Jeniffer Lourene Turek, 4º ano A. Escola Marly Cecília Camargo Chiafitela.


Os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Marly Cecília Camargo Chiafitela, em Ponta Grossa, desenvolveram uma sequência didática entre os dias 26 de fevereiro a 08 de março, a qual continha atividades referentes ao conteúdo de ciências da natureza: misturas homogêneas e heterogêneas, com o objetivo de compreender os aspectos visuais dos componentes de uma mistura, distinguir e classificar misturas homogêneas e heterogêneas e analisar substâncias comuns do cotidiano na formação de misturas.

As atividades tiveram início com textos informativos, retirados da internet e com auxílio do livro didático, em seguida um debate em sala organizado pela professora, abordando misturas que são mais comuns em nosso dia a dia. A professora abordou o tema sustentabilidade a partir da questão que o óleo não se mistura com a água e que é muito prejudicial ao meio ambiente se não for descartado da forma correta. Surgiu então a ideia de produzir com os alunos uma receita de sabão ecológico.

De tarefa os alunos fizeram pesquisas e reuniram ideias para colocarmos em prática, trouxeram de casa óleo usado e uma caixa de leite para ser feita de forma para o sabão. Com os materiais em mãos a turma realizou a receita. Para finalizar os alunos realizaram atividades relacionadas e produziram um texto coletivo.

Este trabalho foi de extrema importância para que os alunos pudessem perceber que podemos ter um consumo consciente e preservar o meio ambiente sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Através destes dias de debate e estudo, os alunos conseguiram aprender de forma lúdica e transmitir para suas famílias e toda comunidade escolar.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Escola Municipal Marly Cecília Camargo Chiafitela estudam o gênero textual notícia

Sustentabilidade